Matt Groening


Matthew Abram Groening
(nascido em 15 de fevereiro de 1954, em Portland, Oregon, EUA), mais conhecido por Matt Groening, é um cartunista norte-americano, criador das séries de televisão Os Simpsons e Futurama. Atualmente, ele atua como consultor criativo de Os Simpsons, uma posição que ele mantem há dezessete anos.

Início da vida

Enquanto estudava na Lincoln High School em Portland, ele era o presidente do corpo de estudantes, mas foi retirado do cargo ao tentar criar uma emenda na constituição para concedê-lo o cargo de presidente por um período vitalício todo-poderoso. Ele formou-se no Evergreen State College em Olympia, Washington.

Antes de trabalhar na televisão, Groening criou as tirinhas sindicalizadas Life in Hell, que ainda é impressa por vários jornais semanais e foi antologizada numa série de livros, como School is Hell, Love is Hell, Work is Hell e The Big Book of Hell.

Os Simpsons

Quando foi pela primeira vez à Fox para tentar vender sua idéia para um desenho animado, Groening tinha segundos pensamentos sobre tornar Life in Hell em uma série de televisão se caso falhasse. Ele também temia que a Fox iria comprar os direitos de seus personagens e que não poderia mais continuar escrevendo sua tirinha. Então ele veio com a idéia de criar Os Simpsons.

Os nomes dos personagens da família Simpson

Ele rapidamente nomeou os principais personagens da família Simpson baseando-se em sua própria família (aparentemente ele não parecia muito criativo durante estes quinze minutos). Pegou emprestado o nome de seus pais, Homer e Margaret (Marge) e de suas irmãs mais novas, Lisa e Maggie. Groening também tem um irmão mais velho e uma irmã, Mark e Patty, mas estes foram deixados de fora da família Simpson principal. Já para o próprio Groening, colocar seu nome em um personagem seria muito óbvio então escolheu “Bart” (um anagrama para brat, que em inglês significa pirralho). Não desejando amaldiçoar outro membro da família emprestando seu nome para um personagem de desenho animado, Groening recusou-se a dar um nome para o pai de Homer e decidiu sair da sala. Quando retornou, os escritores deram o nome de Abraham, que por coincidência era o nome do avô de Groening. Groening também deu o nome de Homer e Abe (que é o nome do Vovô Simpson) para seus filhos.

Outros nomes de personagens

Groening cresceu em Portland, no estado de Oregon e parece ter tirado de lá nomes para alguns personagens de Os Simpsons, como Flanders, Lovejoy, Powell, Quimby e Terwilliger, destes, todos são nomes de grandes ruas da cidade.

Fatos

* O nome Groening pode ser derivado de Groningen (Grun’n no dialeto local), uma cidade no norte dos Países Baixos.

* Quando jovem, Groening foi influenciado pelo humor negro do cartunista inglês Ronald Searle.

* Ele faz parte da banda de rock Rock Bottom Remainders cujos membros incluem Dave Barry, Ridley Pearson, Scott Turow, Amy Tan, James McBride, Mitch Albom, Roy Blount Jr., Stephen King, Kathi Kamen Goldmark e Greg Iles.

* Groening atualmente serve como consultor criativo em Os Simpsons. No passado já serviu como produtor executivo de Os Simpsons e Futurama.

* Tanto Groening quanto seu personagem Bart Simpson são canhotos. Outros personagens canhotos de Os Simpsons incluem Ned Flanders.

* Na faculdade, Groening às vezes tomava notas durante as aulas em forma de tirinhas.

* Com o sucesso dos Simpsons e após o fim da revista Simpsons Illustrated, Matt Groening uniu-se aos editores dessa revista para fundar em 1993, a Bongo Comics Group.

* Acima da orelha de Homer, há um fio de cabelo em formato de “M”, em alusão a “Matt”; já a orelha corresponde a letra “G” de “Groening”.

Fonte: Wikipedia PT

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: