Com o lançamento do filme dos Simpsons nos Estados Unidos, no último dia 27 de julho, spammers começaram a mandar mensagens não solicitadas com uma imagem colada do Homer Simpson em suas roupas íntimas. No corpo da mensagem, o texto pergunta se o internauta tem planos de assistir ao filme e pede para responder uma pesquisa ao clicar no link que vem abaixo.
Quando clica no link, o internauta valida seu endereço de e-mail em um web site malicioso e, como resultado, recebe mais e mais spams. A mensagem não solicitada promete também um prêmio para aqueles que responderem completamente à pesquisa. A informação é do fornecedor de segurança SpamFighter.
Surpreendentemente, esse spam não está ligado a pragas mais sérias como os phishing scams, que buscam roubar informações críticas dos clientes, mas apenas garantir a validação do endereço de e-mail para envio de mais spam.
Técnicas semelhantes foram vistas no lançamento do último livro da série Harry Potter, mas tratava-se de uma ameaça ainda mais perigosa: junto com o e-mail não solicitado estava o worm W32/Hairy-A.
Fonte: ComputerWorld
Cara Garretson – Network World, EUA