Irã coloca bonecos dos Simpsons em lista negra contra Ocidente

Bonecos do programa de TV americano Simpsons entraram para a lista negra do governo iranianoUma agência afiliada ao governo iraniano acrescentou bonecos dos personagens de desenhos animados dos Simpsons a uma lista de brinquedos proibidos no país, de acordo com informações desta segunda-feira do jornal local "Shargh".

Segundo o veículo independente, o Instituto para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens Adultos tomou a decisão de proibir os bonecos dos Simpsons com o intuito de frear a influência da cultura ocidental dentro do Irã.

Mohammad Hossein Farjoo, funcionário do instituto citado pela reportagem do "Shargh", não especificou detalhes da razão da entrada dos Simpsons na lista negra iraniana. Ele afirmou, contudo, que qualquer boneco em que os órgãos genitais são reconhecíveis são proibidos.

Desde a revolução islâmica de 1979 que derrubou a monarquia pró-ocidental, o Irã tenta combater a influência da cultura ocidental.

Apesar da proibição de muitos livros ocidentais, filmes, canais de TV por satélite, música, corte de cabelo e moda, muitos jovens iranianos mantêm o seu interesse e consomem a cultura do Ocidente.

Em janeiro, a polícia iraniana já havia fechado dezenas de lojas de brinquedos que vendiam bonecas Barbie, como parte da tentativa o governo do Irã de frear a influência da cultura ocidental no país.

%d blogueiros gostam disto: