Quanto tempo Os Simpsons demoraram para acertar suas “previsões”?

0
72

Nos últimos anos, a animação Os Simpsons conquistou a fama de ter previsto o futuro. Da eleição do presidente norte-americano Donald Trump à pandemia de coronavírus, vários episódios apresentaram diversas coincidências com a nossa realidade.

Especialista em visualização de dados, Saffana Mohamed-Ajaz criou um gráfico em que analisa diversas “previsões” da atração e quanto tempo elas demoraram para se tornarem reais. Para isso, ele destacou algumas passagens das 30 temporadas da série.

Em 31 anos de exibição, Os Simpsons acertaram diversas “previsões”. Fonte:  IMDb/Divulgação 

Segundo a pesquisa, parte das “previsões” foram apresentadas nas duas primeiras temporadas da animação. Contudo, elas diminuíram ao longo dos anos. Em média, os acontecimentos ocorreram doze anos após a exibição do episódio.

Conheça algumas coincidências entre Os Simpsons e a realidade:

Pandemia de coronavírus

Cena de “Marge in Chains” (1993). Fonte:  IMDb/Divulgação 

Em 1993, o episódio “Marge In Chains” mostra que uma doença altamente contagiosa de origem asiática atingiu os habitantes de Springfield. Além dos moradores ficarem em quarentena, o médico Dr. Hibbert revela que há pouco a se fazer em relação aos doentes.

Eleição de Donald Trump

Cena de “Trumptastic Voyage” (2015). Fonte:  IMDb/Divulgação 

Em “Bart to the Future” de 2000, Lisa é eleita presidente dos Estados Unidos. Em uma das cenas, a personagem discute sobre a crise orçamentária causada pelo presidente anterior Donald Trump. No mundo real, o empresário bilionário assumiu a Casa Branca em 2016.

Disney adquire a Fox

Cena de “When You Dish Upon a Star” (1998). Fonte:  Inseder/Reprodução 

Exibido em 1998, “When You Dish Upon a Star” mostra inocentemente uma placa indicando que a 20th Century Fox é uma divisão da Disney. Em março de 2019, a companhia adquiriu a 21st Century Fox por US$ 71 milhões.

Plot twist de episódio de Game of Thrones

Cena de “The Serfsons” (2017) Fonte:  IMDb/Divulgação 

Em 2017, “The Serfsons” parodiou a série Game of Thrones. Assim, uma das cenas apresenta um dragão usando suas chamas para destruir uma cidade inteira. Algo parecido com o que aconteceu com a fictícia Porto Real na atração exibida pela HBO em 2019.

Para ver mais coincidências de Os Simpsons e a realidade, acesse o gráfico interativo elaborado por Saffana Mohamed-Ajaz.